Se você está lendo a segunda parte do nosso artigo sobre alimentos proibidos ou não recomendados, significa que você zela pelo bem-estar do seu pet. Se você ainda não leu a primeira parte corre lá e confira Cães e gatos podem comer chocolate?; Malefícios da Uva e Uva-passa.
Hoje como prometido vamos falar sobre a toxicidade de dois alimentos de uso versátil nas cozinhas dos lares pets, adoradas pelos humanos, mas que não devem ser ingeridos pelos pets.
A cebola e o alho pertencem a família do Allium, que também inclui a cebolinha e o alho-poró, porém as intoxicações estão mais associadas a cebola e ao alho, destes, a cebola apresenta maior toxicidade. O cozimento ou a deterioração dessas plantas não reduzem o seu potencial de toxicidade.
Diferentes componentes tóxicos estão envolvidos nas intoxicações por plantas deste grupo, que são capazes de oxidar a hemoglobina em metahemoglobina em cães e gatos, levando a uma anemia hemolítica. Dentre as toxinas, a alicinas e ajoenes presentes no alho e sulfóxidos e sulfetos orgânicos alifáticos, dos quais acredita-se que o “n-propil dissulfeto” seja a principal toxina. Nomes complicados, porém, o importante é saber que ambos, cebola e alho, apresentam substâncias capaz de causar danos à saúde do seu pet.
Animais intoxicados costumam apresentar vômito, diarreia, dores abdominais, perda de apetite, desidratação e depressão, e após alguns dias aparecem os sintomas da anemia hemolítica, como mucosas pálidas, dificuldade respiratória com aumento na frequência cardiorrespiratória, pulso fraco, letargia, urina de cor escura - avermelhada ou castanha e icterícia (famoso amarelão).
A intoxicação por cebola é observada em animais que ingerem mais de 0,5% do peso vivo, causando disfunções hematológicas. A ingestão de baixas quantidades por um período prolongada também é capaz de produzir efeitos deletérios a saúde do seu pet.
A presença destes nas cozinhas humanas é bastante comum, por isso devemos redobrar os cuidados para evitar a ingestão acidental pelos nossos amigos de quatro patas. Esse alerta também vale para aqueles pets que ganham sobras de alimentos temperados, aqui inclui também as papinhas para bebês que são oferecidas aos gatos e normalmente levam cebola na sua composição para aumentar a palatabilidade.
Você já sabia dos riscos da cebola e do alho para seu pet? Ficou curioso para saber quais outros alimentos podem ser perigosos para eles? Continue nos acompanhando aqui e seguindo em nossas redes! Em nosso próximo artigo vamos falar sobre adoçantes (Xilitol).