Os adoçantes fazem parte de muitos produtos industrializados e muitas vezes são adicionados aos alimentos em receitas caseiras. Eles são utilizados por vários motivos, por indivíduos que não podem ou não devem consumir açúcar, para aqueles que querem perder peso ou mesmo reduzir calorias. Mas diferente dos humanos, não são indicados para pets, em especial o Xilitol.
O Xilitol é um adoçante considerado natural, por ser extraído das fibras de plantas, como ameixa e o milho e está presente em muitos produtos, como balas, gomas de mascar sem açúcar, pasta de dente e enxaguastes bucais. Sendo um grande aliado da culinária e indústria humana, porém quando ingeridos pelos pets pode levar a uma queda nos níveis de glicose sanguínea.
Assim como nós humanos, o nível de glicose no sangue dos pets é controlado por um hormônio chamado insulina, que em condições normais, é liberada conforme a quantidade de açúcares (amino, carboidrato...) ingerido. E aqui entra o efeito negativo para os pets, isso mesmo, o xilitol estimula a liberação de insulina, que leva a uma rápida diminuição dos níveis de glicose no sangue, levando a uma Hipoglicemia. Podendo vir acompanhada de vômitos, fraqueza, perda ou diminuição da coordenação muscular, depressão, convulsões, coma, disfunção e/ou insuficiência hepática e morte. Os sintomas podem aparecer até 30 minutos após a ingestão.
Na dúvida não ofereça alimentos humanos para cães e gatos, hoje no mercado existem vários produtos que podem ser usados para “agradar” seu amiguinho, sem causar danos a sua saúde.
Achou essa dica importante?
Mas não acaba por aqui, ainda precisamos falar sobre mais alguns alimentos. No próximo artigo os vilões pets serão as bebidas alcoólicas, massa de pão crua e tabaco. Se você ainda não leu os textos anteriores click no link e confira Cães e gatos podem comer chocolate?; Malefícios da Uva e Uva-passa; A toxicidade da Cebola e Alho. Continue nos acompanhando aqui e seguindo em nossas redes!