Você sabia que o ouvido é um órgão que está envolvido não apenas na audição, mas também no equilíbrio? Além, de fazerem parte da linguagem corporal dos pets!
Todos apaixonados por pets sabem da importância dos cuidados com a higiene, banho, tosa (quando indicada), escovação do pelo e dos dentes, corte de unhas e é claro a limpeza dos ouvidos.
As estruturas que o compõe são muito delicadas, por isso, saber a forma correta de realizar a limpeza e a inspeção é de extrema relevância para um bom tutor.
A higiene das orelhas deve ser realizada mesmo que o pet não tenha nenhuma alteração ou evidencias de infecção, para que continue saudável. Para aqueles que apresentam alterações a higiene deve ser realizada conforme orientação do médico veterinário. E lembre-se a inspeção é tão importante quanto a limpeza, ela pode detectar problemas precocemente e reduzir os incômodos causados pelas infecções.
O canal auditivo dos bichanos tem formato de L, que confere proteção contra infecções, porém, uma vez que sujidades, bactérias ou resíduos consigam chegar na parte inferior do L, elas ficam presas. Por isso se fala tanto em proteger os ouvidos durante o banho, para que a água não entre.
Alguns pets podem ser mais pré-dispostos a infecções de ouvido, como aqueles com orelhas caídas, porque são mal arejadas, os com pelagem abundante na entrada do canal auditivo, que dificultam a oxigenação e favorecendo o acumulo de secreções. Já as orelhas eretas facilitam a entrada de corpos estranhos. Mas independente do formato e por várias razões se justifica a necessidade de inspecionar e higienizar as orelhas dos bichanos.
Mas se sua dúvida é como devo fazer isso? Aqui vão algumas dicas que todo tutor deve saber.
Antes de iniciar qualquer ação envolvendo as orelhas é importante que o seu pet esteja calmo. Faça muito muito carinho, coce a barriga, converse com uma voz calma e deixe-o confortável e se sentindo seguro;
Calmamente e sem pressa, inicie a inspeção observando se há presença de:
→ Parasitas como carrapatos, ácaros (pequenos pontos brancos ou negros);
→ Dor ou desconforto durante a palpação;
→ Vermelhão;
→ Inchaço;
→ Corpos estranhos;
→ Dor ou desconforto durante a palpação;
→ Secreção ou pus;
→ Cheiro desagradável.
Estando tudo ok, pode iniciar a higienização. Mas ainda temos algumas observações para não ficar dúvida:
→ Regra geral, para cães sem alterações, a higiene deve ser realizada semanalmente ou no mínimo a cada 15 dias.
→ Para os gatos sem alterações, a regra base é a cada 15 dias. O pavilhão auricular apresenta sempre alguma gordura na base (depósito de cerúmen). Este não deve ser removido com muita frequência para não aumentar a produção de cerúmen.
→ A limpeza deve ser feita apenas na parte visível e alcançável da orelha.
→ Use produto específico para limpeza dos ouvidos e indicado para espécie, seguindo a orientação do fabricante. Alguns produtos devem sem pingados direto no ouvido enquanto outros deve ser colocado no algodão. Na ausência do produto pode ser utilizado soro fisiológico aplicado no algodão.
→ Não use cotonetes, porque estes empurram os detritos para dentro do ouvido em vez de removerem.
→ Caso seu pet não seja calmo ou não goste que manipulem suas orelhas, não desista, vá adaptando aos poucos até que ele perceba que isso não vai causar dor ou desconforto, pode usar petiscos para compensar quando ele se comporta.
→ Antes de iniciar o processo reúna todo material necessário. E escolha um local tranquilo.
Como fazer a limpeza:
1ª- Levante a orelha do pet e mantenha sem tracionar excessivamente;
2ª- Coloque o produto adequado no canal auditivo (ou como indica a bula do produto);
3ª- Massaje a base da orelha por aproximadamente 1 minuto;
4ª - Remova os resíduos do produto com um algodão ou gaze. Sempre com movimentos da parte interna para externa, para evitar que as sujidades da parte externa alcancem a parte interna;
5ª - Deixe o pet sacudir a cabeça.
→ Durante o banho não introduza água dentro do ouvido para lava-lo;
→ Deve se usar uma bola de algodão impermeável no canal auditivo, para evitar a entrada de água, mas lembre-se de retire após o banho e confira para não deixar pedacinhos do algodão;
→ Quando passar o chuveiro na orelha, mantenha ela sempre para baixo;
→Após o banho higienizar o canal auditivo para garantir a remoção de água que possa ter entrado.
E agora que você já sabe da importância e de como fazer a higienização correta dos ouvidos do seu amigão, não perca tempo, adicione a sua rotina e transforme esse momento em algo prazeroso para vocês.
Gostou das dicas? No nosso blog tem informações ótimas para ajudar seu pet a ter uma vida saudável.