Se você conhece nosso Blog já deve ter lido sobre a importância das vacinas, e que algumas delas são consideradas essenciais, se você ainda tem dúvidas acessa a link https://filipets.com.br/blog/vacinas e confira a importância da imunização e seus benefícios. Entre as vacinas consideradas essenciais, obrigatórias, independente da circunstância e da localização geográfica, está a ANTIRRÁBICA, tamanha sua importância para prevenção de uma doença altamente letal, que ocorre em todos os continentes, com exceção da Oceania e da Antártida e, representa sério problema para saúde pública.
Mas afinal o que é a Raiva?
A raiva é uma doença viral, quase 100% letal. Que acomete os mamíferos inclusive o homem, causando lesões irreversíveis no cérebro. O vírus está presente na saliva do animal ou homem infectado, por isso sua transmissão ocorre principalmente através do contato com a saliva, por mordedura, arranhões e lambedura. O período do contato com o vírus e o aparecimento dos sintomas é bem variável, com relatos de períodos de incubação de anos.
Para cães esse período é de aproximadamente 10 a 60 dias e para gatos em média 45 dias.
Os cães e gatos contaminados, costumam vir a óbito de 5 a 7 dias após o aparecimento dos sintomas, porém a capacidade de transmitir o vírus é de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sintomas. Entre os sintomas estão mudanças no comportamento com aumento da agressividade, dificuldade de engolir, salivação excessiva e paralisia das patas traseiras.
A vacinação é a forma mais eficiente de prevenção. Por esse motivo todo tutor que ama seu pet e sua família deve SIM manter a vacinação antirrábica em dia. A indicação é que cães e gatos sejam vacinados a partir dos 4 meses de vida, com reforço anual, mas sempre com supervisão do médico veterinário.
A Fíli Pets Plano de Saúde Animal, reconhece a importância de contribuir para Saúde Pública e em todas as modalidades de planos oferecidas, o reforço anual da antirrábica é garantido.
Nós cuidamos de quem sempre está ao seu lado!
Preocupante estas informações? Você sabia que era assim? Percebeu a importância de prevenir?