Cães e gatos podem comer chocolate?

páscoa pets chocolate

Cães e gatos podem comer chocolate?

A Páscoa está chegando, uma data que remete a reflexão e é claro a chocolate!

Chocolate branco, preto, ao leite, meio amargo, quadrado, redondo.... já ficou com água na boca? Nós também.

Mas fique atento! Chocolate é uma delícia, mas um veneno para os pets.

E, mesmo que você não tenha por hábito oferecer alimentos diferentes e consiga resistir aquele olhar meigo de suplica, cuide para não deixar a cestas repleta de delicias ao seu alcance, porque com certeza ele não saberá se conter.

Ficou confuso? Afinal, porque o chocolate faz mal para pets e não para nós humanos?

É bem fácil de entender, não precisa ser nenhum especialista. A teobromina, uma substância presente no chocolate. Quanto maior a quantidade de cacau, maior a quantidade desta substância, que no fígado dos pets, não consegue ser metabolizada corretamente e se torna tóxica para o organismo. Pode causar vômito, diarreia, aumento da frequência cardíaca, tremores, convulsão e morte. Mas lembramos, que não oferece risco aos humanos.

Mas meu pet já comeu chocolate e não aconteceu nada!

Sorte a sua! E mais ainda do seu pet que podia ter morrido. O fato de não causar efeitos negativos imediatos pode ser pela quantidade de chocolate que ele ingeriu. Mas isso não dá o direito de você fazer isso novamente, agora que você já sabe que faz mal. As pequenas quantidades em frequência também são prejudiciais. Só fazer uma analogia com nós seres humanos, um fumante por exemplo, não morre ou fica doente por ter fumado um cigarro, mas fumar um cigarro sempre causa vários danos ao organismo, certo?

Caso você queira presentear seu amigo com uma guloseima, existe no mercado produtos específicos “chocolate para cachorro” que podem ser oferecidos, sem causar risco à saúde. Mas lembrem que são petiscos e não devem ser ingeridos em grande quantidade, pois são ricos em açúcares e gorduras. O ideal é conversar com seu médico veterinário para saber se seu animal não tem nenhuma contraindicação para consumo, como diabéticos ou obesos.

E se por acaso meu pet ingerir acidentalmente chocolate o que devo fazer?

Caso isso ocorra, leve imediatamente a uma clínica Veterinária ou veterinário de confiança, mesmo que ele não esteja apresentando sintomas, a interversão correta pode fazer toda diferença na saúde do seu animal.

Pegando este gancho, vocês sabem quais alimentos são proibidos para seu pet?

Confira no próximo artigo no nosso blog e nos sigam nas redes sociais que sempre temos dicas importantes para saúde do seu amigão.

Previous Post Next Post