As doenças renais são bastante silenciosas e progressivas e as manifestações clínicas aparecem quando já existe aproximadamente 75% de perda das funções renais, com danos desastrosos ao organismo. Acometem cães e gatos, com uma incidência maior em animais idosos e gatos. Mas todos estão susceptíveis.
Para entendermos o tamanho do problema da perda das funções renais, precisamos compreender qual a sua importância. Os rins são órgãos pares que exercem função independente, ou seja, se um deles deixar de funcionar o outro compensa, porém se a lesão ocorrer nos dois rins o organismo fica comprometido.
A principal função renal é a filtração. O que isso significa? Durante a passagem do sangue pelos rins, ele passa por uma série de processos que permite ao organismo eliminar substâncias indesejadas pela urina e manter as que são importantes. Caso esse processo não seja efetivo, estas substâncias indesejadas começam a se acumular causando danos ao organismo.
Por isso a prevenção e a precocidade do diagnóstico são extremamente importantes. A causa de doença renal pode ser as mais variadas, como: parasitas, infecções, inflamações, autoimune, congênita, intoxicação, comorbidades, entre outras. Por isso é importante estar atento aos sintomas. Caso seu pet apresente aumento na ingestão de água, alterações no volume da urina e dificuldades de urinar, alterações na cor e consistência das fezes, vômito, hálito forte, cansaço e fraqueza deve ser levado para uma avaliação veterinária. A presença destes sintomas, isolados ou associados, podem ser indicativos de problemas renais, caso não seja é importante descobrir a causa.
Para isso o médico veterinário pode solicitar exames de sangue, urina e ultrassonografia, que vão ser grandes aliados para diagnóstico e tratamento. Embora as doenças renais não tenham cura o tratamento adequado garantirá qualidade de vida ao paciente. Quanto antes for diagnosticado maior a chance de controle e de longevidade do seu pet.
Sempre tenha uma equipe de confiança que possa orientar sobre as necessidades e exigência do seu pet. Ações como um bom programa alimentar, estimular o consumo de água, incentivar atividades lúdicas, brincadeiras, exercício físico, e acompanhamento periódico fazem toda a diferença.
Conheça os benefícios de ter um atendimento diferenciado, pensado para auxiliar na saúde e o bem-estar de seu pet. Carinho e atenção!!