Você já pensou que seu pet pode ter uma carreira profissional?

Você já pensou que seu pet pode ter uma carreira profissional?

A relação entre homem e cão faz parte da história humana e canina.

Acredita-se que os cães são descendentes dos lobos e que a aproximação com o homem, ocorreu pela facilidade de conseguir alimento, se aproveitando dos restos de comida. Uma relação de benefício, já que o homem também se sentia mais seguro com a proximidade e a companhia dos lobos, que os protegia de outros animas. Com o passar do tempo, a domesticação dos filhotes estreitou mais ainda essa relação.

Hoje o cão ocupa outro lugar na sociedade, muito diferente, sendo considerado um membro da família. Os benefícios de se conviver com um cão são inúmeros de fato. Embora exista um apelo bastante afetivo envolvendo essa relação homem/cão, eles são ávidos trabalhadores e nunca deixaram de ajudar o homem. Muitas das profissões caninas, têm importância humanitária.

No dia em que comemoramos o dia do trabalho, não podíamos deixar de homenagear os cães, que exercem suas profissões com êxito e dedicação. Então vamos conhecer algumas das profissões exercidas pelos cães:

Cão Guia – a nobreza de ceder sua visão a alguém, faz parte desta profissão que exige treinamento, dedicação e muita doação do cão. A complexidade de todo processo de escolha, treinamento e adaptação leva anos. Ficou curioso, corre lá e confere nosso artigo especial sobre Cães Guias (colocar atalho).

Pastores – estes cães tem a função de rebanhar, pastorear, guiar, vigiar os animais no pasto, são muito habilidosos e de fácil aprendizado. Raças como Border Collie, Australian Catte Dog, Pastor Alemão, Pastor Belga, Collie, Pastor Shethand são muito utilizadas para esta função.

Puxadores de trenó – em regiões frias, os trenos, puxados por cães, servem como meio de transporte e também para fins recreativos, como corridas e escaladas. Formam uma forte relação com os semelhantes e com o homem “membros do grupo”, possuem raciocínio rápido, inteligência refinada, são fieis e aguentam temperaturas muito baixas. Raças como Husky do Alasca, Malamute do Alasca, Cão-da-gronelândia e Husky siberiano são indicadas para função.

Resgate – treinados para localizar e resgatar indivíduos em perigos. Seu treinamento é rigoroso e exige bom faro, resistência física e empatia com seres humanos. São usados em várias situações como na busca de pessoas perdidas, acidentes, afogamento, sendo capaz de identificar se a vítima está viva ou morta. Farejadores – a capacidade olfativa destes cães é extremamente apurada, além de características como lealdade e coragem, que permitem seu treinamento para auxiliar na procura por drogas, rastreamento de suspeitos e resgate de vítimas.

Guarda /Policial - são treinados para defesa e atacar sobre comando. São muito eficientes e ainda superam várias tecnologias usadas para segurança. Mas é imprescindível ser adestrado.

Terapeuta – nesta profissão eles precisam apenas ser cães! Qualquer cão pode fazer parte, basta ser dócil, amigável, comportado e com capacidade de interagir. A “terapia assistida por animais “ usa o princípio da relação de amor e amizade entre humanos e animais, levando a uma melhora social, emocional, física e ou cognitiva dos pacientes.

Atleta – habilidade de atleta eles tem de sobra, entre as modalidades esportivas, as que mais se destacam são as corridas de cães e o agility. Cães das raças Greyhound e Whippet são muito usados para corridas, podendo atingir até 80 Km/h. Já na técnica do agility pode ser praticado por várias raças, embora o Border Collie seja muito usado.

Modelo – cães podem ser modelos de passarela ou fotográficos, neste ramo os animais podem participar de concursos e concorrer a grandes prêmios. Os modelos fotográficos, são muito usados em campanhas publicitárias, tendo ótima aceitação do público.

Ator – famosos ou não! Como ator principal ou coadjuvantes esta profissão exige muito treinamento e dedicação por parte do cão e do seu tutor. São muitos os exemplo de cães atores famosos, como: Rin-Tin-Tin, Lassie, Benji, Uggie, Beethoven, Marley, Milo, Hachico, Marmaduke.
É importante ficar bem claro, que cada profissão deve seguir suas peculiaridades, não gerando desconforto, estresse ou maus-tratos. A dedicação e a dignidade oferecida pelos animais que estão a serviço do homem, deve ser respeitada.

A Fíli Pets homenageia com lambidas de agradecimento e respeito, esses profissionais dedicados e exemplares.

Previous Post Next Post