Serviços pets

Serviços que podem ajudar você a cuidar do seu pet

A responsabilidade de ter um pet em casa, vai muito além de dar amor e carinho. Os nossos amigos de quatro patas também necessitam de cuidados com a saúde física e mental.

A vida corrida e muitas vezes a dificuldade de tirar um tempinho para o lazer, faz parte da rotina dos lares humanos e como nossos pets fazem parte da família, eles também sofrem com a “falta de tempo”.

Sabemos que terceirizar os cuidados dos nossos “filhos” de quatro patas, nem sempre é uma decisão fácil, mas as vezes se faz necessário, seja pela rotina atribulada, por uma emergência ou mesmo aquela viagem em que ele não pode acompanhar você. Pensando nisso, hoje vamos trazer algumas dicas de serviços que podem ajudar você a cuidar do seu pet.

Dog Walker

Você já tinha ouvido falar em “passeador de cães”?

Isso mesmo! Este profissional é contratado para passear com seu bichano.

Este serviço vem crescendo nos últimos tempos, afinal, a rotina atribulada e a falta de tempo dos tutores, não minimiza a necessidade dos pets de passear e se exercitar. Você pode contratar este profissional para passear todos os dias ou mesmo algumas vezes por semana. Essa escolha, dependerá da sua disponibilidade financeira, mas é bom lembrar que cães precisam de exercício diário. O passeio geralmente é de 30 min e deve respeitar as características e limites individuais de cada pet.

Esse serviço deve oferecer mais que simplesmente “passear”, deve oferecer atividades, brincadeiras e até mesmo adestramento básico, como caminhar com guia, não latir para cães e pessoas durante o passeio, sentar, esperar, etc.

Os peludos que tem o “passeio” na sua rotina diária, além dos benefícios para saúde física, também melhoram o comportamento dentro de casa e em locais públicos, aprendem a socializar com outros animais, praticam comportamentos naturais próprios da espécie, como cheirar, marcar território, entre outros.

Este é um serviço que envolve além de boas referências, confiança entre o profissional e o tutor.

Day Care

Se já passou pela sua cabeça deixar seu pet em uma “creche”, esse é o serviço que você está procurando. Passar muito tempo sozinho, para os pets, nem sempre é bom, isso pode gerar estresse, depressão e ansiedade nos peludos.

Esse serviço pode ser contratado diariamente, uma ou algumas vezes por semana, normalmente a empresa pega seu pet em casa, para um dia divertidíssimo e devolve no fim do dia ou, se preferir, você mesmo pode deixar e pegar seu bichano.

Durante este tempo seu pet pode usufruir de uma infraestrutura feita para ele, dependendo do estabelecimento, pode disponibilizar piscinas, parquinho, entre outros, mas todos devem oferecer atividades recreativas, brincadeiras, socialização e muito gasto de energia. Se seu pet é hiperativo e costuma destruir tudo que vê pela frente quando está sozinho, essa pode ser uma boa opção.

Porém antes de contratar esse serviço, é indicado visitar o local e conhecer a sua proposta de trabalho, a infraestrutura, as medidas de segurança. Se o seu pet possui alguma necessidade especial, tem que avaliar se o local está apto para recebe-lo e se ele conseguirá usufruir de toda programação.

Outra questão é se o seu pet está apto a frequentar um Day care. Animais com dificuldade de socialização, agressivos ou muito medrosos não costumam se adaptar a este tipo de serviço.

Pet Sitter

Este serviço é muito utilizado por tutores de gatos e de cães que não gostam de sair do seu território ou tem dificuldade de socialização. É aquele profissional que vai até sua casa, para cuidar do seu “filho” de quatro patas na sua ausência.

Entre as atribuições deste profissional estão: dar comida e água, brincar, passear, limpar e recolher dejetos ou caixas sanitárias e administrar remédios quando necessário. Ele deve atender a todas as necessidades básicas do seu animal de estimação. Essa assistência se dá uma ou mais vezes ao dia, dependendo das necessidades, o profissional não fica 24h junto com o pet.

Além dos cuidados na ausência do tutor, esse profissional também pode ser contratado para auxiliar nas atividades básicas, como levar seu pet ao veterinário, no pet shop ou passear. Mantendo uma rotina fixa, mesmo que surja imprevisto na sua agenda.

Hotel/hospedagem

Este é um serviço onde você deixa seu pet, na sua ausência, para ser cuidado 24h. Para isso é importante conhecer a estrutura e o que o hotel oferece de recreação durante as “férias” do seu peludo.

Para escolher o melhor local, você deve conhecer bem o seu pet, suas características e necessidades, afinal, alguns pets não gostam de ficar longe de seus tutores e muitas vezes requerem uma atenção especial e muita distração.

Além de uma boa avaliação, o local deve oferecer espaço compatível com porte e as necessidades do seu pet. Alguns locais disponibilizam espaços individuais, outros coletivos, mas todos devem se confortáveis e aconchegantes e permitir que seu pet possa levar sua cama ou coberta preferida. Ter parceria com veterinário ou clínica veterinária é muito relevante, caso aconteça alguma emergência.
Visite o local para avaliar a segurança, higiene e qual a rotina de atividades. Alguns possuem sistema de câmeras que podem ser acessadas a qualquer momento para você dar uma espiadinha.

O local também deve ter regras e exigências. A carteira de vacinação, vermífugo, antipulga devem estar em dia. Locais que não possuem regras devem ser descartados. O foco deve ser a saúde e o bem-estar do seu pet.

Escolha com carinho e cuidado para que sua viajem seja tranquila e seu “filho” de quatro aproveite a estadia. Gostaram da dica? Sempre é bom conhecer serviços que possam auxiliar no bem-estar do seu pet. Eles fazem parte da família e merecem todo o cuidado e atenção!

Previous Post Next Post