Verminoses

Os vermes fazem parte do dia a dia da vida, estão presentes no ambiente e representam um papel ecológico importante. Isso é fato.

Mas isso não os torna inofensivos, alguns podem causar danos graves e irreversíveis à saúde e ao bem-estar dos pets.

As verminoses são doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo, podendo estar alojadas no intestino, estômago, esôfago, coração, pulmão e rins. Não fazem distinção entre raças, sexo e idade ou mesmo se o pet mora nas ruas ou em uma mansão.

Existem diversos tipos de parasitas, com diferentes formatos e tamanhos, ciclo reprodutivo e formas de contaminação. Entre as verminoses mais comuns estão as intestinais, como Ancylostoma caninum, dirofilariose, giardíase, toxocaríase.

A contaminação pode ocorrer pela ingestão de água, alimento, durante o passeio ou mesmo pelo contato com outros animais. Isso não é motivo para você trancar seu bichano em casa e impedir que ele faça amigos e saia para dar uma relaxada.

Sendo assim, a prevenção é de extrema importância, principalmente para aqueles pets que tem acesso a rua e que frequentam pet shop.

As verminoses além de afetar gravemente a saúde do seu bichano podem ainda trazer riscos para você e sua família, já que algumas destas podem ser transmitidas ao homem (zoonoses). Hoje os pets têm acesso a ambientes de uso comum como camas, sofás, nosso colo, aquelas lambidinhas carinhosas...., por isso a prevenção é um ato de carinho e cuidado com eles e com todos que convivem juntos.

A vermifugação periódica deve fazer parte da vida do bichano. As vezes essa tarefa não é fácil, afinal nem sempre seu pet aceita com facilidade ingerir o vermífugo, costuma cuspir após a ingestão, mas esse é uma parte que o seu veterinário pode orientar e juntos acharem a melhor forma para que isso não seja um problema. Sendo assim, o acompanhamento de um profissional competente capaz de avaliar a rotina do seu pet, e indicar um protocolo, o produto de qualidade e a dosagem adequada é essencial.

Além da vermifugação preventiva, outras ações podem ser tomadas para evitar a contaminação, como o manejo adequado das fezes, limpeza do ambiente com produtos adequados, higiene pessoal do seu pet (banho, escovação dos pelos), sempre que for dar um passeio, leve o seu pote para oferecer água, não deixando que ele beba em locais onde outros animas já beberam.

Esses cuidados são simples, mas representam muito na qualidade e longevidade do seu pet.

Se o seu animal apresentar sintomas como, apatia, diarreia, fezes com coloração diferente ou presença de muco, vômito, dor abdominal, barriga inchada, diminuição de apetite, fraqueza, pelo sem brilho, perda de peso, procure um veterinário de sua confiança, porque podem ser indicativos de verminose.

Após a avaliação profissional, se existe a suspeita, o veterinário pode solicitar exames que indicarão não só a contaminação, como também o tipo de parasita que está afetando o bem-estar do seu animalzinho e assim indicar o tratamento específico e eficaz. Já que verminoses sem tratamento efetivo, podem evoluir para casos mais graves que podem levar seu amigão a morte.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? O que mais você quer saber?

Fili Pets – Plano de Saúde Animal

Previous Post Next Post